Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos

Livebearer Cyprinodontiformes

Biologia > Clima

Biology > Climate

Aquariofilia

Artigos

Biologia

Espécies

Galeria

Ligações

PGA

Índice

Aquaristics

Articles

Biology

Species

Gallery

Links

PGA

Index


Clima


O que é o clima ?


Podemos definir clima, palavra derivada do grego clássico ( klima ), como as características meteorológicas de uma dada região, registadas num período relativamente longo de tempo. Para esse efeito usam-se determinados parâmetros como a temperatura, o vento e a pluviosidade.

O conjunto desses dados recolhidos, em períodos não inferiores a 30 anos, permite-nos compreender a realidade local e defini-la de acordo com modelos precisos, os quais podem mesmo ser comuns a inúmeras regiões do planeta.

A definição do clima local não inclui apenas as médias dos parâmetros utilizados mas pode abarcar as amplitudes diárias, mensais, anuais e os respectivos extremos.

A definição de clima no glossário do Grupo Intergovernamental de Peritos sobre Mudanças Climáticas ou “ Intergovernmental Panel on Climate Change “ ( http://www.ipcc.ch/ ) é a seguinte :


Em sentido restrito, define-se clima como o “ estado médio do tempo ( em termos meteorológicos ) “ ou, mais rigorosamente, como um cômputo estatístico dos estados meteorológicos em termos de estimação média ou a respectiva variação dos valores relevantes durante períodos que podem ir de vários meses a milhares ou milhões de anos. O período mais corrente é de 30 anos, segundo a Organização Meteorológica Mundial ( OMM ).

Os factores considerados são sobretudo variáveis à superfície ( como por exemplo a temperatura, a precipitação ou a força do vento ), ainda que, num sentido mais amplo o “ clima “ seja uma descrição estatística do sistema climatérico. 



O que são zonas climatéricas ?


Tal como foi escrito anteriormente, é possível compreender o clima local e defini-lo de acordo com modelos precisos.

Actualmente a forma mais universal de divisão dos tipos climáticos é o sistema de classificação climática de Köppen, utilizada em geografia, climatologia e ecologia, embora exista sempre uma gradual transição de região para região.

Este sistema foi proposto em 1900 pelo climatologista Alemão Wladimir Köppen, tendo sido por ele aperfeiçoada várias vezes até 1936, através de novas versões, preparadas em colaboração com Rudolf Geiger.


Classificação climática de Köppen-Geiger


A classificação de Köppen-Geiger baseia-se essencialmente nos valores da temperatura, da precipitação e da distribuição dos mesmos durante as estações do ano.

Através da ligação http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_do_clima_de_K%C3%B6ppen pode-se ter uma noção dos diferentes tipos e da sua distribuição regional à superfície da terra.


 

Mapa da Classificação climática de Köppen-Geiger relativo às zonas da distribuição geográfica original dos Ciprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos :
 


Agradece-se profundamente aos nossos leitores que possuam dados e informações complementares ou que encontrem neste documento eventuais correcções, o favor de nos contactarem nesse sentido.



Formato optimizado para a resolução 1024 x 768

© 2006 - 2011 Todos os Direitos Reservados

e-mail : viviparos.com


Direitos de autor - Os dados e informações produzidos e apresentados neste sítio são do domínio público. 

Enquanto os conteúdos são assim considerados, algumas páginas contêm imagens e material sujeitos a direitos de autor e usados apenas sob permissão.

Tal informação está apenas disponível para uso privado, ensino ou investigação. Devem ser obtidas permissões dos detentores dos direitos de autor para outros usos. Por favor examine bem caso por caso e assegure-se das respectivas autorizações sempre que necessário.


Exactidão de conteúdos e uso de dados ou informação - Foi feito um esforço para que os conteúdos destas páginas possam estar actualizados, completos, exactos e precisos. Contudo, alguma da informação e dados contidos neste sítio devem ser sempre revistos e devidamente confirmados.

A comunicação e conteúdos são transmitidos no pressuposto de que não há garantias absolutas da sua exactidão e incontestável perfeição. Os visitantes e utilizadores deste sítio são convidados a ponderarem sobre o carácter provisório de alguns dados antes de os utilizarem, pelo que se assume da responsabilidade desses utentes o tipo de uso que lhes é dado.